sexta-feira, 7 de maio de 2010

Natureza é vida.

Vocês devem estar se perguntando por que eu pus essa foto dessa samambaiazinha de jardim no meu blog.Mas esperem aí que eu já vou explicar.Um dia ,de tardinha, eu estava pensando no que eu iria postar de novo no blog.Eu pensei em postar sobre a greve geral que está ocorrendo na Grécia,mas eu achei que ficaria algo muito retocado;pensei também em postar algo sobre o dia do trabalho,mas ficaria algo muito ultrapassado,já que o 1º de maio foi na sexta –feira passada, e ,nós estamos na quinta-feira.Então eu resolvi bater um foto de uma samambaiazinha(que fica sempre pendurada na laranjeira do nosso quintal)pra falar sobre um assunto sério,mas bem atual:o aquecimento global, e a nossa parcela de responsabilidades em relação as mudanças ocorridas na natureza nessa últimas décadas.
Essa samambaiazinha nada mais é do que uma simples planta parasita, que se fixou na laranjeira, sabe-se lá de que jeito, e acabou ficando lá. Ela é uma planta de lugares bastante úmidos, mas mesmo num dos verões mais fortes que o meu estado teve (O Pará) ela continuou viva. Ela só ficou com as folhas murchas, dando a ela um aspecto de morta. Mas foi só a temperatura esfriar alguns graus, que ela retornou a sua atividade, com todo o seu singelo esplendor, mostrando toda a força de sua simples vida.
Coma a natureza não é muito diferente. Ela toda está dominada por um ciclo muito delicado, que se alterado só um pouco em alguma parte, acaba podendo afetar drasticamente todo o resto. Quer um exemplo bem atual? Então olhe para essa foto.

Você deve estar achando que esse tom laranja é bonito, e que ele faz parte da paisagem natural do lugar; bem, a primeira vista pode até parecer. Mas na verdade é apenas um dos vários sinais de uma imensa catástrofe ambiental na qual todos nós estamos envolvidos. Bem, explicando o caso dos pinheiros. Essa foto foi tirada no Canadá. Os pinheiros de cor laranja estão MORRENDO. Sabe por quê?Por que nos últimos anos aquela região passou por fortes secas e isso fez com que uma determinada espécie de besouro se reproduzisse em ritmo alarmante. A sua larva tem o tamanho de um grão de arroz, mas acredita-se que foram elas que causaram todo esse estrago. Milhões de árvores estão nessas condições, isso só no Canadá e EUA, afetando a vida de milhares de seres menores que dependem desses pinheiros para a sua sobrevivência, e da população que vive da atividade madeireira naquela região. Ao redor do mundo o ciclo da natureza está sendo alterado á um ritmo nunca visto antes.


A foto acima foi tirada na famosíssima Grade Barreira de Corais, que está localizada na Austrália, e que também é conhecida como Grande Barreira. Pode não parecer, mas esses corais um dia já foram assim...





Eles perderam o seu brilho por que a temperatura da água daquele local subiu 2Cº. E esses corais (que são muito sensíveis ao aumento de temperatura), acabaram morrendo. E toda Grande Barreira está ameaçada. E ela não é pequena não. Ela toda possui aproximadamente 2000 km de extensão (isso mesmo), e corre o risco de morrer devido ao aumento da temperatura das águas do oceano onde ela está localizada, o que pode afetar toda a cadeia produtiva daquela região. Alguns cientistas acreditam que esses fatos estão ocorrendo por causa da ação humana; já outros afirmam que todo isso não passa de um processo natural..., opiniões a parte, já está comprovado que o ser humano tem a sua parcela de culpa nessa situação.
Nunca a humanidade cresceu tanto, seja no quesito população, seja no quesito economia, mas em compensação, o ser humano nunca polui tanto em todos os seus 2010 anos de história recente: Rios poluídos ,grandes cidades com o seu céu de cor marrom por causa da poluição do ar,inundações gigantescas devido ao entupimento de bueiros por causa do lixo,contaminação do lençol freático por chorume,...enfim,isso é só alguma parte das besteiras que o ser humano já fez(e continua a fazer) contra aquela que sempre lhe proporcionou quase tudo de mão beijada:a natureza.E ela responde a esses maus tratos:Chuvas torrenciais intensas,tufões,tornados,vendavais,secas prolongadas,ondas de calor,mudança no ciclo das estações,como por exemplo: neve na primavera( como na Espanha) ,verão chuvoso,outono com frutos escassos,e inverno seco(como foi o caso do meu estado,em que o inverno está sendo o menos chuvoso dos últimos 10 anos).Á anos as grandes potências econômicas mundiais vem discutindo o que podemos fazer para pelo menos atenuar os efeitos dessa mudanças(já que reverter é praticamente impossível seja a curto,ou a longo prazo).Mas ninguém,ninguém se dispôs a dar um ponto de partida para as propostas de mudanças nas emissões de gases poluentes.Os países ricos querem que os países pobres diminuam as emissões de gases poluentes que provocam o efeito estufa,já em contrapartida,os países pobres querem que os países ricos façam a diminuição das emissões de gases poluentes com o argumento de que se eles(os países pobres)diminuíssem as emissões de gases poluentes,isso poderia levar a diminuição da produção,e possivelmente ao colapso as suas economias.Diante desse embate,muita polêmica e muita discussão surgiu,e até o momento a situação encontra-se indefinida,o que é triste,já que a situação como um todo envolve o nosso futuro e o futuro das próximas gerações.Então leitor ,fica aqui algumas fotos para que você possa refletir sobre esse fato tão sério dos dias atuais.






Foto de um furacão encima do oceano fotografado do espaço.




Fotografia das operações de resgate relizadas no Morro do Bumba em Niterói.Foi nesse local que mais de 40 pessoas morreram devido aos deslizamentos que ocorreram naquela região,devido á construção inadequada de casas no local(que a algumas décadas era um grande lixão) e ás fortes chuvas torrenciais que cairam no início de abril.









"Smog" formado nos céus de São Paulo devido a grande quantidade da emissão de gases poluentes.










Foto da seca no Nordeste,fato corriqueiro naquela região,mas que tem se tornado comum nos ultimos anos devido ao aquecimento global.








Foto de chaminé emitindo gases poluentes








Nenhum comentário:

Postar um comentário